Notícias

D&T - Maximização do NPV a partir das necessidades de blendagem com o MSSO

Dicas & Truques Prominas/MineSight


No Dicas & Truques de hoje vamos falar sobre como realizar blendagem utilizando o MineSight Scheduler Optimizer (MSSO), criando restrições de massa, teor, materiais e até mesmo, gerando restrição entre a razão de teores. Todos esses parâmetros podem ser criados no MSSO de maneira rápida e fácil, gerando um sequenciamento operacional ótimo para sua mina de forma a maximizar seu NPV!

O MSSO gera sequenciamentos de longo a curto prazo que resolvem problemas de otimização e blendagem. Esses sequenciamentos representam a lavra mais produtiva, obtendo resultados que alcançam os objetivos dentro de restrições de massa, geotécnicas, de equipamentos, econômicas, dentre outras.

O fluxograma do projeto é personalizável, sendo determinados o pit, as pilhas de estéril e de estoque e a usina da forma que o usuário desejar. O MSSO irá calcular a quantidade de material movimentada a seu respectivo destino de acordo com esse fluxograma. Todo esse procedimento é feito em uma interface visual e fácil, o que ajuda o usuário a reproduzir o fluxograma real de seu projeto.

Com o MSSO também é possível ‘mapear’ os ‘materiais’ de acordo com as preferências do usuário, escolhendo o(s) destino(s) de cada material para cada período. Esse mapeamento se faz através do ‘Material Mapping’, que é uma configuração inicial, onde são determinados os destinos de cada material (minério, estéril, oxidado, etc.). Por exemplo, o material ‘Estéril’ será enviado somente para a pilha de estéril (Waste 1), enquanto o material ‘Minério’ pode ser enviado para as pilhas de estoque 1 ou 2 (Stockpiles 1 e 2).

Ainda através do ‘Material Mapping’, é possível facilitar o processo de uma futura blendagem. A partir de um mapeamento em que o minério de alto teor é destinado a uma determinada pilha de estoque (High Grade) e o minério de baixo teor é enviado para outra pilha (Low Grade).

 

 

 

 

 

 

 

Após o mapeamento dos destinos no ‘Material Mapping’, o usuário pode determinar as restrições de quantidade e teor em cada destino de acordo com as especificações de seu produto. Tais restrições podem ser configuradas no ‘Constrains’ de várias maneiras, como exemplificado abaixo:

       Tonnage: Pode-se determinar a quantidade máxima e mínima por período enviada para um destino.

 

       Volume: Pode-se determinar o volume máximo e mínimo por período enviado para cada destino de acordo com a densidade do material.

 

       Stockpile Reclaim: Nessa opção o usuário determina a quantidade de material que sai da pilha de estoque por período. Por exemplo, caso sua mina possua uma pilha de alto teor e outra de baixo teor pode-se determinar a quantidade que cada pilha irá enviar para a usina, encontrando assim uma blendagem ideal para sua produção.

 

       Grades: Pode-se realizar uma restrição de teor para cada destino. Desta forma, é possível criar pilhas de teores variados de uma maneira fácil e intuitiva. De acordo com a imagem abaixo, o MSSO irá determinar a quantidade ideal de retomada em cada estoque para atingir a meta de teor na usina.

 

       Materials: O usuário pode determinar a quantidade enviada de cada material para os respectivos destinos. Por exemplo, é possível determinar a quantidade máxima enviada para a usina de um determinado tipo de material (minério oxidado por exemplo) e a quantidade mínima de um outro tipo de minério, conseguindo-se assim realizar a blendagem de seus materiais e alcançar o aproveitamento máximo de cada tipo de minério existente em sua mina.

 

       Ratios - Materials: E possível determinar a relação da quantidade de materiais enviadas ao mesmo destino ou destinos diferentes. Caso tenha que respeitar uma relação de minério friável/minério compacto em sua usina, por exemplo, o Ratios – Materials é a melhor solução.

 

No exemplo da imagem anterior foi estabelecida uma razão entre 1,90 e 2,10 entre o material ‘Minério’ e o material ‘Oxidado’, direcionados à pilha de estoque. Isso significa que o MSSO irá enviar aproximadamente o dobro de material ‘Minério’ para a pilha de estoque em relação ao material ‘Oxidado’.

       Ratios – Nesta opção é possível determinar a razão entre o teor de elementos ou minerais em relação a um ou mais destinos.

 

Na imagem anterior foi apresentada uma restrição entre teor de cobre sobre teor de molibdênio na usina. Esse tipo de restrição pode ter várias aplicações, desde a razões entre dois minerais de interesse como a relação entre um mineral de interesse e um mineral contaminante.

A partir da cubagem realizada no MSReserve, pode ser calculada a quantidade que deve ser produzida de cada material e seu respectivo teor, para que seja alcançada uma produção homogênea durante a vida útil de seu empreendimento.

O usuário também tem a opção de realizar restrições de lavra por fase. Caso uma certa área precise ser lavrada após outra por motivos de especificação do material, o usuário pode criar uma restrição em que determinada fase só poderá ser lavrada após o término de outra fase.

Após determinar as restrições de acordo com as especificações de seu produto, o usuário pode rodar o MSSO, encontrando a melhor opção de sequenciamento de lavra para seu empreendimento de acordo com seu objetivo.

Para maximizar seu NPV o usuário deve apenas escolher essa opção em ‘Objectives’ e o MSSO realizará o sequenciamento de modo a gerar o melhor retorno financeiro possível.

 

O MSSO é uma ferramenta robusta e ao mesmo tempo simples de usar, onde você consegue entrar com todos os parâmetros técnicos e econômicos de sua mina para encontrar uma solução operacional ótima.

Após o MSSO realizar os cálculos, os resultados já são gerados em tabelas e gráficos. Os gráficos são dinâmicos e podem ser alterados pelo usuário de uma maneira muito simples, e ainda há a possiblidade de exportar os resultados para um programa de planilha externo.

 

Realizar a BLENDAGEM de seu minério nunca foi tão fácil! Alcance suas metas, tenha uma produção contínua e homogênea e maximize seus lucros, aproveitando suas reservas da melhor forma possível com o MineSight Schedule Optimizer – MSSO.

Até a próxima!!!

Prominas - Projetos e Serviços de Mineração

Fone: +55 (31) 3497-5092 | Fax: +55 (31) 3441-5393

www.prominas.net

http://www.prominas.net/media/imagens/Logo_Facebook_DT_1.jpghttp://www.prominas.net/media/imagens/Logo_LinkedIn_DT_1.jpg

http://www.prominas.net/media/imagens/QR_Code_-_Prominas.jpghttp://www.prominas.net/media/imagens/Logo_Prominas_-_Sem_Fundo_20_anos.png   cid:image017.png@01D32340.B9412610