Notícias

Dicas & Truques Prominas/MineSight: O poder do MSEP - Otimização e Sequenciamento integrados e simultâneos na mesma ferramenta!

Dicas & Truques Prominas/MineSight: O poder do MSEP - Otimização e Sequenciamento integrados e simultâneos na mesma ferramenta!

A robustez da ferramenta MineSight Economic Planner (MSEP), está diretamente ligada à história da Mintec e do MineSight. Desenvolvido desde 1970 e aprimorado ao longo dos anos, o MSEP nos fornece grande facilidade, velocidade e confiabilidade, que são as principais características das ferramentas MineSight.

O MSEP está no topo da espiral MineSight, sendo uma poderosa ferramenta que permite o design de cavas econômicas, fases/pushbacks, simulações de produção, cenários de sequenciamento, avaliações econômicas, dentre outras. Com uma diversificada gama de opções, possibilita sua utilização para estudos de pré-viabilidade e de viabilidade econômica, bem como nas etapas de estudo conceitual de um projeto de mineração.

Na base da ferramenta está o MSOPIT, que utiliza os algoritmos Lerchs-Grossman ou Cones Flutuantes para avaliação econômica do modelo blocos. Aliado aos grandes recursos do MSEP está a facilidade do Multi-Run, que possibilita de forma fácil e eficiente o estudo e a comparação simultânea de inúmeros cenários. Com essa integração, podemos avaliar diversos cenários com um único modelo de blocos ou também construir simulações utilizando diversos modelos com variados cenários para cada um.

Além de delimitar a cava, o MSEP possui diversas opções que irão lhe auxiliar na melhor estratégia possível para definição de suas fases/pushbacks. Com as opções: Base, MULTP, MULTV, MULTZ, AUTOP e Starter Pit é possível controlar de forma simples e objetiva:

·         Avanços/fases com determinada massa e dimensão;

·         Fundo mínimo operacional e outras restrições geométricas;

·         Afastamento operacional entre fases (praças);

·         Geometrias dos pits concêntricas e não concêntricas com direções pré-definidas;

·         Ângulos de taludes simples ou complexos, respeitando integralmente a geotecnia;

·         Busca por materiais mais ricos ou também definidos de forma manual;

·         Possibilidade de gerar até 200 Pits;

Alinhado às definições da cava final e fases/pushbacks, o MSEP possui a opção de realizar simultaneamente a otimização e o sequenciamento direto dos blocos. Através dessa opção, com a inserção de metas de produção e taxas de desconto, poderá ser realizada a avalição econômica preliminar do projeto, assim a definição dos pushbacks será da forma mais realista possível ao projeto.

O MSVALP é modulo do MSEP responsável pela avaliação econômica do projeto, sendo possível realizar um sequenciamento mais refinado e nele, o usuário adiciona a dimensão tempo com a possibilidade de controlar restrições, tais como:

·         Metas de produção;

·         Movimentação total;

·         Simular a utilização de estoques;

·         Estratégia/Otimização de cutoff;

·         Investimentos e taxas de descontos.

Com tudo isso, o MSEP se encaixa como uma ferramenta essencial na avaliação inicial de um projeto, comprovando sua viabilidade, incorporando investimentos e estratégias de produção, além de produzir cenários com opções diferentes: WORST, BASE e BEST CASE.

Além de gerar resultados auditáveis com diversos parâmetros, é interessante que o usuário tenha junto a ele ferramentas capazes de simplificar a visualização e interpretação dos resultados obtidosdo projeto. Para tal existe o MSEP Charting, ferramenta utilizada para a construção de relatórios robustos e customizáveis por meio da tecnologia Advanced Reporting and Charting (ARC), incluindo tabelas e gráficos dinâmicos.

Todo esse poderio da ferramenta MSEP está no topo da espiral MineSight, que engloba desde ferramentas para auxilio na amostragem e pesquisa até o controle da produção. Neste fluxo, o MSEP pode ser considerada uma valiosa ferramenta para o planejamento estratégico em projetos de mineração e com o avanço dos estudos, os resultados poderão ser otimizados com a utilização das demais ferramentas MineSight.

 

Até a próxima!