Notícias

Dicas & Truques Prominas/MineSight: Modelamento Variográfico e Interpolação de Teores.

Dicas & Truques Prominas/MineSight: Modelamento Variográfico e Interpolação de Teores.

Este Dicas & Truques oferece sugestões úteis sobre como refinar os parâmetros de interpolação e melhorar a precisão do seu modelo de blocos em 3D (3DBM).

O procedimento Pintrpq.dat no MineSight Compass utiliza os dados de sondagem do MineSight Torque para interpolar valores no modelo de blocos. Vários métodos diferentes de interpolação podem ser executados com este procedimento: técnicas de krigagem, incluindo a krigagem ordinária e a krigagem de indicatriz, a técnica de gradiente, entre outros. Você pode criar vários modelos de blocos ou vários itens do modelo para qualquer parâmetro, afim de comparar e verificar os resultados de diferentes interpolações.

Limitação da área da interpolação

A capacidade de limitar a área da sua interpolação implica que o procedimento pintrpq.dat será executado mais rápido, tornando suas operações mais eficientes em termos de tempo. Se você tiver um modelo particularmente grande que precisa de muita memória, com várias áreas de interesse, por exemplo 2 corpos de minério de dentro de um modelo, a interpolação poderá ser limitada a certo alcance do modelo baseado no PCF, conforme mostrado na Figura 1.

Como manipular dados clusterizados

Na modelagem de jazidas, é importante levar em consideração os dados clusterizados. Um efeito dos dados clusterizados no processo de interpolação é que, em uma área de alto teor do modelo, os dados agregados apresentam viés, porque aumentam o valor médio verdadeiro.

Uma opção no procedimento de interpolação no MSCompass, é a capacidade de dividir o elipsóide de busca em segmentos de “seleção especial” de octante, quadrante, octante dividido e quadrante dividido.

Cada um dos segmentos procura compostas individualmente e impede que o procedimento use muitas compostas em uma determinada direção. É possível limitar ainda mais o modelo de interpolação, estabelecendo que, por exemplo, se houver um certo número de octantes/quadrantes vazios, o bloco não será interpolado.

Como tratar os outliers

O MineSight também tem a capacidade de tratar valores considerados como outliers a partir dos dados das compostas para assegurar que seja reduzida qualquer influência nos resultados da interpolação.

Um valor fora do teor de corte pode ser especificado junto com uma distância máxima de busca a partir de um centroide do bloco. Isto pode ser aplicado para os valores superiores ou superiores a esse teor de corte.

Ex.: se aparecer um valor maior do que esse teor de corte dentro da busca original, a distância máxima considerada será a distância de busca 3D especificada no campo abaixo do teor, Figura 3.

Construção de mapas variográficos

No MSCompass é possível construir também mapas variográficos baseados nos dados importados. A rotina Contour Variogram Data permite a partir dos variogramas direcionais feitos pelo MSCompass gerar um mapa variográfico, utilizando-se o arquivo 13 de superfície do MineSight para plotagem.

Opções Block Limiting e Geologic Matching

A opção Block Limiting permite limitar os blocos utilizados nos cálculos de interpolação só para aqueles com códigos específicos Figura 5. Isso é útil quando você tiver diferentes parâmetros de interpolação para diversos domínios geológicos.

A opção Code Matching ou Geologic Matching limita as compostas utilizadas na interpolação para aquelas que têm exatamente o mesmo código que os blocos do modelo, Figura 5. Esse método é comumente usado para os limites geológicos rígidos e impede que uma composta de um domínio diferente influencie o bloco que está sendo calculado.

Validação do elipsóide de busca

Outra opção útil no procedimento de interpolação MineSight é a capacidade de gerar um elipsóide para validar as estimativas. Esta opção só interpola um bloco e gera um objeto de geométrico da elipse de busca, que pode ser importado para o MS3D. Esse objeto também inclui uma tabela das compostas que o bloco usou em sua interpolação e polilinhas que ligam o centróide do bloco as compostas selecionadas, Figura 6.

O elipsóide permitirá verificar se os parâmetros de busca são satisfatórios e se existe alguma mudança que precisa ser feita antes da interpolação real de todo o modelo.

Os procedimentos de interpolação do MineSight Compass oferecem muitas opções para que os modeladores possam refinar e adicionar detalhes ao modelo final. O MineSight é uma poderosa ferramenta para quem lida com interpolações de modelo, permitindo-lhes criar modelos com maior precisão que são tanto auditáveis quanto detalhados.

Caso tenha dúvidas sobre os tópicos deste boletim, ou de qualquer outra tarefa, entre em contato com o nosso Suporte Técnico MineSight/Prominas (suporte@prominas.net). E caso ainda não possua esta ferramenta e tem interesse em obter maiores informações, contate-nos através do e-mail client-relations@prominas.net.