Notícias

Dicas & Truques Prominas/MineSight: Introdução da ferramenta QA/QC no MSTorque.

Dicas & Truques Prominas/MineSight: Introdução da ferramenta QA/QC no MSTorque.

As amostras de campo são, sem dúvida, a parte mais importante da avaliação e do planejamento de uma mina. Informações incorretas resultarão em falhas nos recursos e nos planos de lavra. A confiabilidade de seus dados é fundamental. O MineSight Torque oferecerá o módulo QA/QC, uma ferramenta incorporada, flexível e fácil de usar para a garantia e o controle de qualidade, projetada para validar e determinar a precisão e a exatidão de amostras de laboratório. Para isso, fornece funcionalidades gráficas e análises para amostras analíticas, padrões, branco e duplicatas.

O backstage do QA/QC permite criar, editar, importar os atributos, laboratórios, métodos analíticos, métodos de medição, amostras em branco e padrões, como mostrado na Figura 1.

Uma vez finalizada a configuração do projeto, o usuário pode gerenciar todos os dados com garantia e controle de qualidade em três categorias diferentes: amostras, remessas e certificados. Cada um destes tipos de dados pode ser visualizado separadamente permitindo serem gerenciados em um fluxo de trabalho mais simples (Figura 2).

Dentro do QA/QC, há três conjuntos de gráficos, análises e estatísticas para cada tipo de amostra. Cada tipo de gráfico pode ser filtrado por data de início e de término, atributo, laboratório, etc. Uma vez selecionados o tipo de gráfico e os filtros desejados, os dados aparecerão no navegador em conjunto com o gráfico (Figura 3). Nas figuras seguintes, são mostradas as estatísticas e as análises específicas dos dados representados no gráfico.

O gráfico Blanks exibe um conjunto de dados de amostras em branco organizados por data sobre o eixo X e o teor resultante medido pelo laboratório sobre o eixo Y. Este gráfico é útil para detectar a presença de contaminação dentro do laboratório. Como as amostras em branco deveriam ter um valor de teor zero, qualquer teor medido pelo laboratório pode ser considerado um contaminante. Ainda é possível adicionar uma linha de limite de detecção (LOD, sigla em inglês) segundo um valor definido pelo usuário (Figura 4).

O gráfico Standards é semelhante ao gráfico Blanks, e exibem os valores medidos das amostras padrões. Padrões de campo e de laboratório podem ser importadas e assim validadas, com o intuito de estabelecer a exatidão das práticas e dos processos de medição do laboratório escolhido (Figura 5).

O gráfico Duplicates apresenta um conjunto de pares de valores originais e duplicados em forma de diagrama de dispersão. Assim, é possível estabelecer uma linha de base para a precisão dos processos de medição do laboratório escolhido (Figura 6).

Deste modo todas as novas amostras passarão pelas validações do QA/QC no MSTorque e depois de aceitas, estas serão importadas no MSTorque para serem utilizadas nos processos seguintes.

A rápida visualização e validação de amostras permitirá que você aproveite melhor seus gastos com a amostragem e ao mesmo tempo aumentando sua produtividade, poupando o tempo gasto com planilhas e gráficos por um software terceiro, evitando o uso de CTRL+C e CTRL+V que pode gerar algum tipo de correlação errônea.

O novo módulo QA/QC no MSTorque permite avaliar a qualidade das medições de laboratório para cada método e para cada atributo. Para obter informações mais detalhadas sobre o QA/QC no MSTorque, entre em contato com a nossa equipe através do e-mail client-relations@prominas.net.

Até a próxima!!!