Notícias

Dicas & Truques Prominas/MineSight: Implicit Modeler usando True Thickness para empilhamento de camadas

Dicas & Truques Prominas/MineSight: Implicit Modeler usando True Thickness para empilhamento de camadas

O MineSight Implicit Modeler (MSIM) vem se inovando cada vez mais e incorporando diversas novas funcionalidades desde o seu lançamento. Uma das últimas novidades é a ferramenta True Thickness.

Uma das melhorias incorporadas à ferramenta é a habilidade de restauração de um setup prévio facilmente. A aba output – Files agora tem a opção de salvar as configurações. Com isso, é possível trocar de maneira rápida e fácil os setups do MSIM, exportando e importando os arquivos de parâmetros.

Nessa edição será abordado o modelamento de dois grupos de camadas que são separadas por uma descontinuidade. Em cada um desses grupos, foi escolhida uma camada de referência. O modelamento é realizado a partir de informações de sondagem para essas camadas e as demais serão construídas usando o True Thickness (TTHK), a partir da técnica de empilhamento.

Para esta técnica, todos os furos devem ter uma sequência estratigráfica completa. Como muitas jazidas apresentam gaps, é importante preparar primeiro os dados executando a ferramenta de compositação por camadas (Seam Compositing) dentro do MSTorque, assim serão gerados os intervalos faltantes.

Após a compositação, o primeiro passo no MSIM, consiste em criar a base da camada S33 e calcular a espessura verdadeira correspondente.

O cálculo e o armazenamento da espessura verdadeira são configurados no painel Output – True Thickness.

O segundo passo consiste em calcular o topo da camada S33 e a espessura das intercalações. Para isto, o método de intercepção é o Top, que calcula o topo dos intervalos que coincidem com o filtro.

O último painel é Output – True Thickness, onde será armazenada a espessura das intercalações no banco de dados do MSTorque. A espessura das intercalações se calcula desde a superfície gerada até a parte inferior da camada 31, e se rescrevem os valores da camada 33 em um item pré-definido (INBTHK) para cada furo de sondagem que tenha essa sequência. E estes passos se repetem até que toda a estratigrafia seja construída.

Na imagem a seguir, destaca-se uma região onde é possível visualizar uma parte da sequência estratigráfica. Os furos de sondagem mostram a espessura verdadeira, o mergulho das camadas e a espessura das intercalações (da esquerda para a direita). Este último equivale a 0,00 quando não se registram separações entre as camadas e a camada acima.

Como pode ser visto, estas opções no MSIM permitem criar superfícies para sua jazida com maior rapidez e facilidade, assim como salvar as informações da espessura verdadeira e das intercalações nos furos de sondagem. A facilidade de uso e a possibilidade de refinar continuamente o resultado para se adaptar melhor a jazida, também beneficiam o produto final.

Caso tenha dúvidas sobre o uso do MineSight Implicit Modeler na aplicação do conteúdo deste boletim, ou de qualquer outra tarefa, entre em contato com o nosso Suporte Técnico MineSight/Prominas (suporte@prominas.net). E caso ainda não possua esta ferramenta e tem interesse em obter maiores informações, contate-nos através do e-mail client-relations@prominas.net.