Notícias

Dicas & Truques Prominas/MineSight: Digblock Optimizer - facilitando seu curto prazo.

Dicas & Truques Prominas/MineSight: Digblock Optimizer - facilitando seu curto prazo.

MineSight apresenta um novo produto da suíte MineSight Axis Grade Control: o Digblock Optimizer (DBO)!

Controle de qualidade (Grade Control) é essencial para o sucesso do curto prazo, detalhando materiais e seus respectivos destinos para alcançar sua meta de produção. Más práticas de Grade Control acarretam na imprópria ou inadequada otimização do design do seu corte fazendo com que haja muita diluição ou até classificação errônea para qual destino irá prosseguir. O MSAxis-DBO gera cortes economicamente otimizados para serem utilizados no controle de qualidade da sua mina.

Em várias operações de mina a céu aberto, polígonos do plano de fogo e de liberação de frente de lavra são utilizados como ponto de partida para o controle de qualidade. Estes cortes gerados podem ser manipulados para atenderem necessidades específicas baseadas em fatores econômicos, geometria do depósito e equipamentos da mina.

 As análises econômicas do depósito são muito importantes para as operações mineiras poderem maximizar seus lucros. A prática atual para gerar os cortes envolve a digitalização manual de polígonos baseados no modelo de blocos. Esta interpretação pode sofrer grandes variações, sendo ora muito conservador ora muito otimista, dependendo do controlador de qualidade. Contudo esta variação pode afetar diretamente na viabilidade econômica do material lavrado, assim a ferramenta DBO remove este fator/influencia inerente a cada pessoa.

 Com relação às considerações práticas na operação mineira, estes polígonos de cortes otimizados são geralmente diferentes do material lavrado, e em alguns casos necessitam ser ajustados. Para o controle de qualidade ter uma comparação com base em cortes otimizados para assim gerar o corte operacional, é essencial não cometer erros de destinação, para não diluir muito o material e principalmente se há diferentes processos para determinado tipo de material.

Como a ferramenta DBO é desenhada primeiramente para o controle de qualidade (Grade Control), é esperado que este passo seja implementado logo após o desenho do plano de fogo. Entretanto, pode ser aplicada para criar planos de curto/médio prazo, gerando cortes banco a banco e fase a fase.

Então como a ferramenta MSAxis-DBO trabalha?

A ferramenta trabalha atribuindo a um polígono digitalizado ou a unidade de lavra seletiva (SMU) sobre o modelo de blocos. A SMU representa a menor geometria que pode ser lavrada considerando o equipamento do site. As células dentro da SMU são avaliadas como grupos e assim decidem qual é o destino/rota mais economicamente viável, por exemplo: ROM ou Waste Dump.

A ferramenta DBO requere três componentes principais:

1.         O cálculo de Net Smelter Return (NSR) que ajudará a determinar o valor de NSR para o bloco. O NSR é definido como o valor de revenda (revenda total menos custos de produção associado) recebido da venda do produto gerado pela mina, menos o custo de transporte e refino.

2.         O valor de NSR do bloco/SMU que ajudará a determinar o material correto a ser lavrado para todo o SMU incluindo a mínima perda de lucro.

3.         O tipo de material que finalmente decidirá o destino e a rota para o material lavrado.

A etapa de configuração do procedimento do DBO requer o input de vários parâmetros, tais como o polígono de plano de fogo, modelo de blocos, e os furos do MSTorque ou MSCompass.

Durante a etapa de cálculos no modelo, três únicos cálculos são realizados. Estes são:

1.         Cálculo do NSR;

2.         Cálculo de destinação de tipos de materiais;

3.         Cálculo de revenda para o modelo de blocos.

Esta interface também permite você controlar através de variáveis o custo atual da commodity.

O estágio final são as operações do Digblock Optimizer. Este é quando a SMU é configurada e são correlacionadas as varáveis calculadas nas etapas anteriores. Uma vez que o processo é completado, os polígonos otimizados dos cortes são armazenados em objetos geométricos do MineSight.

A ferramenta DBO faz parte do pacote MSAxis! Caso queira obter maiores informações, estamos à disposição para fornecê-las.

Alternativamente a rotina mínima anterior, esta ferramenta pode ser incorporada num contexto mais amplo o qual completa as rotinas de curto prazo e controle de qualidade no seu site:

Uma vez que os polígonos otimizados de cortes são obtidos do DBO, eles podem ser importados no MineSight Planner para atribuição, manipulação e exportação para a operação de mina de acordo com as práticas da operação mineira.

No exemplo abaixo é mostrado uma configuração do MSPlanner utilizando os polígonos otimizados do DBO e os polígonos manuais baseados nos otimizados para gerar os planos operacionais de curto prazo.

A Hexagon Mining | MineSight mantem um compromisso de desenvolvimento e melhorias contínuas desta ferramenta e, num futuro próximo, você poderá contar também com:

ü  Controles de lavra direcionais – com esta opção será levado em conta a direção local de lavra, muito importante para depósitos onde os equipamentos permitem a lavra de cortes em tiras.

ü  Diferentes algoritmos de otimização – como os muitos algoritmos utilizados para gerar os cortes otimizados no DBO, serão incluídas mais funcionalidades para redefinir os cálculos de acordo com sua mina.

ü  Controle de geometria do corte otimizado – a funcionalidade para criar cortes mais operacionais que reduzirão o tempo de manipulação de geometrias.

Para qualquer informação sobre a ferramenta MSAxis DBO entre em contato! Será um prazer bater um papo sobre as novidades para agilizar suas atividades de seu curto prazo e controle de qualidade!

 Até a próxima!!!